Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Creme dental para crianças

São tantos os tópicos que nós, mães, nos preocupamos que tem horas que acho que vou pirar !!! hehehe

Aqui em casa tem para todos os gostos ... Usávamos na Letícia (6 anos) a pasta da Colgate, sabor melancia ou morango, com flúor, ela adorava (pena que também não vende no Brasil) mamães não é que eu goste só de coisas importadas não, mas é que viajamos com ela para Orlando em abril e lá compramos para ela usar e como foi tão bem aceita resolvemos fazer o estoque!!! Mas atualmente ela está usando uma da Sininho.



Para o Pedro usamos da Colgate do Bob Esponja e para o Arthur uma importada sem flúor...



Estava lendo uma matéria na revista Crescer que falava sobre uma novo estudo da Unicamp que mostra que o creme dental para crianças, com baixa concentração de flúor, não previne cáries nem a fluorose e dava dicas do que fazer que estas pastas com pouco flúor pois elas são de eficiência duvidosa. Falavam que seria melhor usar a pasta com flúor mas em quantidade bem pequena, no tamanho de um caroço de arroz!!!

Segundo a revista, até os 3 anos, a criança não sabe cuspir ou bochechar e acaba engolindo mais flúor do que o recomendado. Em excesso, essa substância causa fluorose, problema que afeta o esmalte e produz manchas nos dentes. Em casos mais graves, os dentes ficam porosos e amarronzados.

Mas um novo estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) coloca em xeque a eficácia do creme dental para crianças. Ele revela que a baixa concentração de flúor não é tão eficiente contra as cáries. Pior: também podem não evitar a fluorose.

Segundo Altair Cury, professor da Universidade de Odontologia de Piracicaba e um dos orientadores do estudo, a fluorose não é causada pela concentração do flúor no creme dental, mas pela ingestão de uma grande quantidade do produto. Para diminuir o risco de fluorose e evitar cáries, diz o estudo, as crianças deveria usar o creme dental convencional em pouca quantidade – semelhante a um grão de arroz.

Seria essa a medida mais segura, mesmo? Para a odontopediatra Carmem Silvia, da clínica Amai (SP), não. Ela afirma que existem outras formas de evitar cáries e, por isso, crianças menores de 3 anos devem permanecer usando pastas sem flúor. Embora ele seja o principal vilão para o surgimento da fluorose, não é o único produto que traz flúor em sua composição. A água e alguns alimentos também podem conter a substância. “Por isso, se os pais puderem evitar o produto, melhor”, completa Carmem. Na dúvida, converse com o odontopediatra do seu filho e veja o que é melhor para a criança.

Prevenção de cáries

Para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes de seu filho, comece com os cuidados logo após o nascimento. Nos recém-nascidos, o ideal é passar uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada por toda a boca, limpando gengiva, bochechas e língua para remover os resíduos do leite. A partir do 6º mês, quando costumam aparecer os primeiros dentes, você pode começar a usar uma dedeira. A escovação começa a partir do primeiro ano com uma escova macia.

Evite a mamadeira noturna e controle a alimentação do seu filho. Balas, doces, iogurtes e refrigerantes são inimigos da boa higiene bucal. Incentive a limpeza após cada refeição.

Dica da mãe Antenadas: Não desanimem e depois de conversar com seu odontopediatra e escolher a melhor opção para seu filho, opte por uma pasta com um sabor bem legal que deixe a criança animada na hora de escovar os dentes e não esqueçam de finalizar com o fio dental!!! Aqui em casa sempre sou eu quem escova os dentes dos meninos a noite, antes de deitar. Escovo e passo o fio dental, olha este fio dental da imagem abaixo, é super legal !!! Eles conseguem passar sozinhos, lá em casa a partir dos 5 anos, e ainda é colorido !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário